segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Teoria do Processo de Enfermagem de Ida Jean Orlando (Pelletier)




“Ida Jean Orlando Pelletier (1926) teve uma carreira variada como profissional, educadora, pesquisadora e consultora em Enfermagem. Durante o início de sua carreira, trabalhou como enfermeira de equipe em áreas como a obstetrícia, medicina e cirurgia, além do setor de emergência. Ela também foi supervisora e segunda diretora-assistente de enfermeiras. Recebeu seu diploma em enfermagem do New York Medical College, Flower Fifth Avenue Hospital School of Nursing, em 1947, e o BS em Enfermagem e Saúde Pública da St. John’s University, em Brooklyn, New York, em 1951. Em 1954 recebeu seu MA em Consultoria de Saúde mental da Universidade de Columbia, New York. Ela foi, então para Yale como pesquisadora associada e investigadora de um projeto que estudava a integração de conceitos de saúde mental ao currículo básico de enfermagem. Isto a levou à publicação de seu primeiro livro, The dynamic nurse-patient relationship: Fuction, process and principles, em 1961 (reimpresso em 1990).  Ela também atuou como diretora do programa de graduação em saúde mental e enfermagem psiquiátrica em Yale.
Em 1962, Orlando casou-se com Robert Pelletier e mudou-se para Massachusetts. Tornou-se consultora de enfermagem clínica em um hospital psiquiátrico, o McLean Hospital, e em um hospital de veteranos. No Mclean Hospital, realizou a pesquisa que levou à publicação, em 1972, de seu segundo livro, The discipline and teaching of nursing process.
(...)
 Ao longo de sua carreira, Orlando foi ativa em uma série de organizações, incluindo a Massachusetts Nurses’ Association e a Havard Community Health Plan. Ela também deu palestras e participou de workshops e de consultoria em inúmeras instituições”.

REFERÊNCIA
Leonard MK, George JB. Ida Jean Orlando. In: George, JB. Teorias de Enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4 ed. Tradução Ana Maria Vasconcelos Thorell. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

Um comentário: