Florence é conhecida como mãe da Enfermagem Moderna, dama da lamparina e estabeleceu seu lugar na história.
Para compreender a Teoria Ambientalista é necessário conhecer as raízes, as vivências e as influências teóricas que existiam no período de Florence. Seus pais queriam que ela fosse uma esposa de aristocrata como as outras mulheres da sociedade. Mas ela não queria essa vida e buscou a profissão na Enfermagem, era muito religiosa e queria servir ao povo e consequentemente servir a Deus.
Nightingale via a manipulação do ambiente físico como o principal componente do atendimento de enfermagem. Foi a partir dessa visão de Florence que os estudiosos nomearam a sua Teoria de Ambientalista, que por sua vez, tem como meta auxiliar o paciente a ficar equilibrado.
Florence identificou a ventilação, o aquecimento, a luz, o ruído, a variação, a cama e a roupa da cama, a limpeza dos quartos e paredes, e a nutrição como os fatores mais importantes do ambiente que a enfermeira podia controlar. Quando um ou mais aspectos do ambiente estivessem desequilibrados, o cliente deveria usar maior energia para contrabalançar o estresse ambiental. Esse estresse retira do cliente a energia necessária para a cura. Os aspectos do ambiente físico também são influenciados pelo ambiente social e psicológico do indivíduo.
Florence não definiu os quatro principais conceitos (metaparadigmas) usados para organizar a Teoria de Enfermagem. Porém, vários autores conseguiram delinear os metaparadigmas na visão de Florence.
O Processo de Enfermagem também é possível ser colocado em prática com embasamento na Teoria Ambientalista, vários estudos foram realizados utilizando-a.
O Processo de Enfermagem também é possível ser colocado em prática com embasamento na Teoria Ambientalista, vários estudos foram realizados utilizando-a.
REFERÊNCIA
Leonard MK, George JB. Ida Jean Orlando. In: George, JB. Teorias de Enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4 ed. Tradução Ana Maria Vasconcelos Thorell. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário